QUEM SOU EU

thumbs_round_eu

Meu nome é Leonardo dos Santos Lazéra Urgarbieta, carioca, nascido no dia 13 de maio de 1985. Caricaturista profissional, experiente, trabalho com entretenimento em eventos de particulares desde 2008.

Como me tornei caricaturista

Meu primeiro contato com a arte da caricatura foi no Shopping 45, na Tijuca, quando vi um artista fazer caricaturas ao vivo. Fiquei impressionado com a facilidade com que desenhava e a admiração das pessoas em volta.

Ao tentar imitar o que havia visto, desenhando meus colegas de escola, descobri que levava jeito e comecei a fazer aulas de desenho. Mais tarde, escolhi prestar vestibular para o curso de Pintura na UFRJ e após alguns semestres na faculdade decidi deixá-la e investir no ramo da caricatura profissionalmente.

Minha visão sobre a arte da Caricatura

Ao deixar-se observar pelo artista e por vários curiosos que fazem gestos, caras e bocas e comentam o quanto o desenho se parece com o caricaturado, este, "obrigado" por uns breves instantes a não se mover e sem poder ver o que está sendo feito pelo artista, sente-se como o inglês expedicionário capturado por canibais sendo cozinhado dentro do caldeirão.

Ali, a imaginação do caricaturado está sendo trabalhada, a ansiedade de ver o resultado cresce ,se acumula, até que é finalmente descarregada no confronto com a imagem feita. Quando bem executada a caricatura o riso é quase inevitável. Essa é uma experiência, que além de entreter, pode ser curativa na medida em que aquele que a vivencia expurga (pelo menos em parte) seus sentimentos negativos em relação a sua imagem e se torna um pouco mais acostumado consigo mesmo.

eu-2016